29 maio 2011

Hereditariedade versus Meio

A hereditariedade e o meio são duas componentes importantes no desenvolvimento do Homem. Mas qual das duas componentes será a mais influente?
A hereditariedade é caracterizada pela informação genética proveniente dos progenitores, desde o sexo do indivíduo, até à sua altura, cor de cabelo, olhos, etc.
O meio é tudo o que nos rodeia, a nossa família, amigos, a zona onde vivemos, a escola que frequentamos, o clima do nosso pais, entre outros.
Analisando o que é a hereditariedade e o meio, e depois de estudarmos casos como o da Genie, e aproveitando exemplos como os de gémeos verdadeiros, é da opinião do grupo que o meio é muito mais influente no desenvolvimento do individuo que a hereditariedade. No caso da Genie o seu código genético era como o de qualquer outro ser humano, mas a falta de um ambiente envolvente fez com que ela se tornasse numa pessoa totalmente à parte da sociedade, não falava, não caminhava correctamente, não seguia qualquer regra da sociedade. Em casos como os de gémeos verdadeiros, deparamo-nos com dois indivíduos com o genótipo mais semelhante do que quaisquer outros seres humanos e que mesmo assim conseguem em grande parte dos casos terem personalidades totalmente diferentes.
Ainda assim não podemos afirmar que a hereditariedade não tem importância no desenvolvimento do ser humano, simplesmente proporciona potencialidades que necessitam de um meio favorável para se desenvolverem. O exemplo das crianças selvagens criadas no meio dos animais sem contacto humano são incapazes de falar, caminhar e agir como seres humanos, apesar de isso fazer parte da sua hereditariedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário