29 maio 2011

Estádios de desenvolvimento

Neste assunto temos dois filósofos de renome que dividem os estádios de desenvolvimento de formas bem distintas.
Enquanto Freud considera que se trata de um desenvolvimento psicossexual que se dá até à puberdade. Por outro lado, Erikson propõe um desenvolvimento psicossocial.
Do ponto de vista de Freud o desenvolvimento está dividido em cinco estádios: oral, anal, fálico, latência e genital. Todo o desenvolvimento assenta numa perspectiva das relações com os outros, bem como nas suas atitudes perante os mesmos. Os estádios relacionam-se com a zona erógena que é interveniente em cada fase, passando por vários conflitos, que representam essa mesma fase.

Erikson descreve um desenvolvimento psicossocial ao longo de toda a vida do Homem. Assim, este autor, divide o desenvolvimento em oito estádios: confiança/desconfiança, autonomia/dúvida e vergonha, iniciativa/culpa, indústria/inferioridade, identidade/confusão de identidade, intimidade/isolamento, generalidade/estagnação e integridade/desespero.
Desta forma, apresenta-nos uma descrição complexa do processo cognitivo, sendo, considerado por muitos, o mais correcto.

Por fim, numa avaliação de grupo acabamos por concordar que a avaliação psicossocial de Erikson, será a mais completa e também, por isso, será a mais correcta. Por outro lado, salientamos a importância da avaliação psicossexual de Freud, uma vez que esta nos apresenta outro ponto de vista do desenvolvimento referindo-se a uma perspectiva do desenvolvimento físico, em detrimento do cognitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário