29 maio 2011

O Projecto de Milwaukee

O Projecto de Milwaukee foi, em 1960 um projecto inovador, Rick Heber, impulsionador do projecto, procurava entender com provas evidentes se o processo de educação e formação dos indivíduos, se baseava directamente com as condições do meio em que estavam inseridos, assim como, entender alguma da capacidade de alterar padrões de desenvolvimento intelectual com o afastamento desses mesmos em idade precoce, e se, essa mudança se prolongaria ao longo da vida dessas mesmas pessoas em análise. No caso o investigador, utilizou como grupo experimental, 40 bebés recém-nascidos, de famílias onde o nível de Q.I. era de 80 numa zona específica de Milwaukee. Esse grupo experimental, ou seja, a essas crianças, foram-lhes proporcionados condições de alimentação e conforto mais elevadas do que, a um mesmo grupo que serviu de grupo de controlo, que, logicamente, não lhes havia sido alterada qualquer condição às normais, relativamente a: educação, alimentação e formação. Este teste, englobou não só as crianças, assim como as famílias das mesmas, às quais foram proporcionadas condições superiores às do grupo de controlo. O estudo permitiu constactar, que as crianças do grupo experimental, à idade dos 6 anos, apresentavam um nível de Q.I. médio de 120. Enquanto, na mesma idade, as crianças do grupo de controlo se ficavam pelos 87. O que se verificou posteriormente, foi que, ao serem colocadas no mesmo meio, que as crianças do grupo de controlo, as crianças do grupo experimental conheceram um regressão intelectual, com testes efectuados aos 10 anos de idade. No grupo experimental as crianças baixaram até os 105 enquanto que as do grupo de controlo se situavam nos 85. Envolvido em bastante polémica, este estudo, acabou por não se permitir à publicação dos seus resultados. Mas serviu de objecto de estudo aos psicólogos das gerações posteriores a Heber.

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