29 maio 2011

Desenvolvimento da criança

Existem, claro está várias perspectivas, e teorias acerca dos aspectos relacionados com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Importa realçar, que, é mais ou menos consensual a divisão das fases anteriores à pré-adolescência em outras três fases gerais. Sendo assim, e no caso focando no estudo apresentado pelo psicólogo Piaget, temos o período sensório-motor, período pré operatório e o período das operações concretas. As nomenclaturas destas diferentes fases, permitem por si só uma análise geral com algum rigor das características essenciais dos períodos em questão. Interessa então apresentar algumas considerações defendidas pelo autor em questão. Podemos realçar a imitação e o agir antes do pensar como característicos das crianças ao longo deste estádio que se situa geralmente entre os 18 meses e os 2 anos. Na sua globalidade as crianças interagem com o próprio corpo, há uma focalização nele mesmo, e é também através dele que realizam o processo de imitação de uma forma muito característica nesta fase, como que a descobrirem-se através do acto de imitar os outros tomando consciência do seu próprio corpo. No período pré operatório existe algo de extremamente importante no desenvolvimento das crianças, a linguagem, a fala, é, nesta fase que as crianças desenvolvem o acto de comunicar através das palavras, dos símbolos, surgem também os desenhos, as crianças tomam a consciência da representação simbólica, o raciocínio está numa fase de desenvolvimento concreta. O pensamento torna-se anterior ao acto de agir em si, é nesta fase, que as crianças começam a tomar consciência dos comportamentos dos adultos, e a interregorar o porquê das coisas. Após esta fase, de maior ou menor longevidade, dos 2 aos 7 anos, geralmente, as crianças, por norma entram na fase denominada por Piaget como a fase ou período das operações concretas, onde para além do raciocínio as crianças são capazes de estabelecer um pensamento lógico, compreendem a reversibilidade, até então algo de pouco ou nada perceptível, entendem que o pai também é filho. É também nesta fase que adquirem conhecimentos e memórias que perdurarão ao longo de toda a sua vida.

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